sábado, 5 de setembro de 2015

The Game (1980)

Queen - Dragon Attack
Em 1979, a banda comprou o Mountain Studios. Nesta época, começaram a trabalhar com o produtor musical Reinhold Mack de forma despretensiosa em outro espaço de gravação, sem pretensões maiores de produzir um novo álbum. Mas, durante um banho, Freddie teve uma ideia para uma nova música, de título "Crazy Little Thing Called Love". Diferentemente de outros hits, a faixa possuía uma estrutura simples, tendência que se refletiu em grande parte do trabalho que estava surgindo. Ainda em 1979, o quarteto trabalhou em mais três canções: "Coming Soon", "Sail Away, Sweet Sister" e "Save Me". O método de trabalho de Mack era inverso aos dos integrantes. O produtor sugeriu-os que fizessem um registro mais direto e simples, e a falha de Jazz se mostrou como uma boa justificativa para que a mudança fosse implementada. O resultado foi imediato, com o single "Crazy Little Thing Called Love" alcançando o topo das paradas dos Estados Unidos, atraindo um público cada vez mais jovem às apresentações do Queen. Na mesma época, ocorreu a Crazy Tour, que tinha como proposta fazer shows em locais pequenos, que promoviam maior aproximação entre o grupo e seus fãs. Uma ideia "louca" (de onde veio o nome da digressão) que conteve uma parceria do Queen com o cantor Paul McCartney, dos então extintos The Beatles. As apresentações, no geral, foram bem sucedidas.

Queen - Save Me
Em fevereiro de 1980, os membros do Queen voltaram ao estúdio para concluírem o disco, que, até aquele momento, levou o maior tempo na história da banda para ser produzido. Os maiores desentendimentos de Reinhold eram com Brian May, que queria gravar as guitarras da mesma forma que sempre fez[18] e ameaçou deixar o conjunto várias vezes. Relutante a aderir um padrão mais simples, o instrumentista cedeu em alguns momentos. Enquanto isso, John Deacon, apelidado por Freddie de "avestruz" por sua quietude, trabalhava em silêncio nas duas composições que tinha para o álbum, "Need Your Loving Tonight" e a que futuramente se tornaria o maior sucesso de The Game, "Another One Bites the Dust", que inicialmente não tinha a simpatia de nenhum dos demais, mas acabou caindo no gosto de todos, principalmente o vocalista. Mais tarde, Michael Jackson os sugeriu que fosse lançada como single, e se tornou o maior sucesso do Queen em território norte-americano, liderando as paradas de música disco e soul.

Queen - Play The Game
A grande mudança que cerca The Game, além de sua simplicidade, é o fato de, pela primeira vez incluir o uso de sintetizadores. Roger Taylor comprou um Oberheim OB-X para ser utilizado nas suas composições para o álbum, e foi aproveitado em outras faixas. No entanto, seu uso foi mínimo e, em maior parte, o trabalho ainda contém muitos elementos antigos do Queen. Tais atitudes geraram impacto direto na mídia especializada. A Rolling Stone, por exemplo, o definiu como um projeto mais humilde, e a Allmusic como a melhor obra da banda depois de A Night at the Opera.

Queen - Rock It (Prime Jive)
A turnê americana do álbum começou em Vancouver, e, nesta época, Freddie passou a usar um cabelo mais curto e deixou um bigode espesso crescer, o que desagradou a muitos fãs, que jogavam lâminas de barbear no palco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário