terça-feira, 8 de setembro de 2015

Queen - The Works (1984)

Em 1984, John Deacon se reuniu com um diretor de vídeo, o qual queria que o Queen produzisse mais uma trilha sonora depois de Flash Gordon. Em nome da banda, o baixista aceitou, e com os demais passou a trabalhar em novas músicas. No entanto, a ideia evoluiu para um álbum quando o diretor afirmou que não tinha recursos para investir no material.

Queen - It's A Hard Life
Após o material ter sido escrito, os integrantes foram selecionar as faixas definitivas para The Works, e as músicas de Roger Taylor não agradaram nenhum deles. Mercury disse ao baterista para trabalhar em uma faixa nova, senão ficaria sem canções para colaborar. Assim, Taylor começou a escrever "Radio Ga Ga", que mais tarde tornaria-se seu maior sucesso autoral na carreira do Queen. No entanto, o relacionamento dentre os membros ainda era tenso; Freddie aceitou gravar apenas por questões contratuais, pois estava desmotivado e esquivo, tendo animado-se posteriormente. Devido ao extremo fracasso de Hot Space, era consenso geral dentre os quatro de que era necessário produzir um material mais condizente com a identidade já construída pelo Queen. Brian May investiu em mais peso em sua guitarra, flertando com o heavy metal em "Hammer to Fall", enquanto Freddie construía baladas típicas como "It's a Hard Life". John Deacon, mais uma vez produzia seu material quieto, mas que seria um dos principais hits do Queen, "I Want To Break Free". No fim das contas, mesmo em uma série de atritos, o quarteto tinha o pensamento de que o grupo era mais importante, ideia que os manteve unidos.

Queen - Machines (Or Back To Humans)
Após o lançamento, o trabalho recebeu críticas mistas e mesmo não repetindo a fórmula do anterior, continuou a vender pouco. Durante a turnê, as tensões de Freddie o fizeram perder muitos amigos, e teve problemas para se locomover, por ter se ferido durante uma briga em Nova Iorque. No clipe de "I Want to Break Free", os membros da banda performaram vestidos de mulher, em referência à soap opera Coronation Street. O material, que tinha tom humorístico, foi bem recebido no Reino Unido, mas não nos Estados Unidos, onde foi erroneamente interpretada por alguns como apologética ao mundo gay. Como resposta, o Queen ignorou o país e nunca mais fizeram um show na América do Norte.

Queen - Tear It Up
Em outubro, a banda se apresentou em Sun City, próximo a Joanesburgo, na África do Sul. O país estava em pleno regime do apartheid, e o Queen foi recomendado a não tocar lá. Como efeito, a imprensa criticou fortemente a atitude do quarteto. Mas quando nenhum de seus integrantes foi chamado para participar da gravação de "Do They Know It's Christmas?", do Band Aid, a situação desanimou muito o grupo, que por um momento pensou em encerrar as atividades. Ao mesmo tempo, uma canção de natal do Queen era divulgada, "Thank God It's Christmas".

Queen - Thank God It's Christmas
Na mesma época, a banda voltou ao Brasil para participar da primeira edição do Rock in Rio, ocorrida na Barra da Tijuca, na Rio de Janeiro. A apresentação, que reuniu cerca de 300 mil pessoas foi, em grande parte positiva, contendo no repertório faixas de todas as fases do Queen. Tempos depois, era lançado Mr. Bad Guy, primeiro trabalho solo de Freddie Mercury.

Queen - Is This The World We Created?
A má situação do Queen perante a imprensa e público começou a mudar quando Bob Geldof convidou-os a participar de um evento beneficente chamado Live Aid, e o grupo viu ali como uma oportunidade de se redimir. No entanto, alguns fatos os incomodaram: apresentar-se durante o dia, e ter vários outros artistas e bandas tocando na mesma data. David Bowie, The Who, Elton John e U2 eram alguns deles. Paul McCartney, por exemplo, retornaria aos palcos pela primeira vez após a morte de John Lennon. Mesmo com alguns impasses, aceitaram o desafio. Concentrados em apresentar hits, em seus vinte minutos de apresentação tocaram "Bohemian Rhapsody", "Radio Ga Ga" (lembrada por suas palmas em uníssono), "Hammer to Fall", "Crazy Little Think Called Love", "We Will Rock You", We Are The Champions" e "Is this World We Created?". A apresentação, ocorrida às 18 horas no estádio de Wembley, foi considerada a mais memorável de todo o evento e melhorou a imagem da banda que, renovada, retomaria seu ânimo.

Queen - Hammer to Fall
Queen no Live Aid

Nenhum comentário:

Postar um comentário